segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Meu desempenho na redação Enem 2017 + dicas para fazer uma boa redação.

Falou em Enem, a gente já pensa em redação... É automático! 


Alguns candidatos dão mais valor às provas específicas e acabam deixando a redação por último.

NÃO FAÇAM ISSO!

Sabemos que o Enem é uma prova feita para quem tem paciência e paz de espírito. Talvez a sua dure até o final da prova, talvez não (como é o meu caso 😅). Então, recomenda-se começar sempre pela redação. Levando em consideração que você vai estar descansado e com a cabeça fresca, as chances de se dar bem são maiores.

Ano passado, nas vésperas do Enem, liberei um post falando um pouquinho sobre a prova. Dicas, horário... E falei também que estava mega nervosa, apesar de estar fazendo a prova por experiência. 

Sempre curti muito disciplinas da área de linguagem, e não nego, estava ansiosíssima pela redação. A ansiedade e o medo estavam presentes na mesma proporção. Quando recebi o caderno de provas, fiquei imóvel. Esperei a reação dos "concorrentes". As expressões faciais não foram as melhores. Resolvi parar com o suspense e olhar o tema.

"Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil."

Sorri. 

Não sei se foi de nervoso, de felicidade, de medo...
Só sei que sorri. 

 Achei desafiador. Não tinha escrito sobre aquele tema nas aulas de redação, mas tinha meus argumentos à respeito do assunto. 

Tenho um "roteiro" para fazer as minhas redações. E, geralmente, funciona. 
Realizo os seguintes passos:

1. Grifo as palavras-chave do tema;

2. Leio os textos de apoio;

3. Divido o topo da folha em duas partes: argumentos e conectores. 

Na parte dos argumentos, tento colocar pelo menos 4, para desenvolvê-los durante o texto. Tentando deixar claro a minha visão sobre o tema, apontando pós e contras. 

Uma observação importante é em relação aos argumentos na conclusão. Tome muito cuidado. O foco é a proposta de intervenção. Não adianta colocar uma ideia e não desenvolvê-la. Isso pode diminuir a sua pontuação.

Os conectores são aqueles que vemos nas aulas. Ademais, por isso, portanto, ou seja, desse modo, assim...

Escrevo todos e vou colocando ✔ nos que já usei para não ficar um texto repetitivo.

4. Conclusão. 

Parte importantíssima do seu texto. Nela está a sua proposta de intervenção à respeito do assunto. 

A conclusão precisa ter: 

✔ Agente (quem solucionar o problema);
✔ Meio / modo (como vai solucionar);
✔ Ação (o que vai fazer?);
✔  Efeito (quais efeitos terão na sociedade?);
✔ Detalhamento (uma "conclusão" do que você apresentou nos pontos anteriores).

Usando os 5 fatores, a chance de chegar aos 200 pontos é grande.

5. Diversas áreas do conhecimento.

Traga Literatura, fale de filmes, cite filósofos, atores... 
Isso influencia muito na sua nota final. Além de falar muito sobre você e a sua visão de mundo. Significa que você tem a capacidade de interligar situações reais com fictícias, no caso de filmes, por exemplo. 

A minha redação do ano passado contou com os nomes de Mister Bean, Charles Chaplin e Stephen Hawking. 

Se funcionou? Então...


Esqueceram o "Flor", mas vou deixar passar dessa vez 🤣

A ficha ainda não caiu. Fiquei muito feliz. Serviu de incentivo. Me ajudou a enxergar a minha capacidade. 

Só que não estamos mais em 2017. 

Agora que é para valer. 61 dias para a prova de redação.
 Não consigo descrever como estão as coisas aqui dentro da minha cabeça. 
Sigo ansiosa e com medo... Posso adicionar o "tensa" este ano. Não é mais experiência, é uma vaga na Universidade.

Estou fazendo a minha parte. Espero que também estejam fazendo a de vocês 😉

Boa sorte para a gente. 
Vai dar tudo certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário