sábado, 29 de fevereiro de 2020

Welcome to States por Gio Andrade.

Agora sim, Carnaval acabou, 2020 começou.

E se você ainda não nos acompanha nas redes sociais, o Instagram do blog é @flowertips_; toda a nossa programação carnavalesca rolou por lá, por isso fiquei meio off por aqui. Mas voltei e voltei com um post bem fraquinho, né @gih_andrade.12??? 💖

Eu e Giovanna nos conhecemos numa festa em 2018 através de amigos em comum, e as nossas energias se bateram tanto que, desde então, não paramos de nos falar. Gio está passando alguns meses nos States fazendo intercâmbio e compartilhou com a gente um pouquinho de como está sendo sua experiência. Vem conferir! 


Alice Flor: Então, Gio, como surgiu a oportunidade do intercâmbio? Já estava tudo encaminhado para acontecer? Lembro que falasses que a notícia foi meio de surpresa, né?

Gio Andrade: Bom, eu estava mais interessada em faculdade estrangeira do que no colegial em si, mas seria algo mais voltado para o futuro, entende? Foi então que uma amiga, que mora na Califórnia, me convidou para passar um tempo na casa dela e acabei me engajando com a ideia do intercâmbio. Eu e minha mãe sentamos e decidimos que faríamos acontecer; ela mais do que eu, né, pela questão financeira hahah.

Alice Flor: Ahhh, que legal! Então, fosses por agência?

Gio Andrade: Sim, STB o nomeDepois que conseguimos nos organizar com a agência, acabou sendo tudo meio às pressas mesmo. Minha agência brasileira faz uma ponte com outra agência, essa, estado-unidense que organiza as famílias, faz o processo de seleção, essas coisas.

Alice Flor: Rola parceria entre os colégios daqui e daí?

Gio Andrade: Assim, para ser bem sincera, acho que os colégios não estão preparados para quando um estudante resolve fazer intercâmbio.


Alice Flor: TOME!!

Gio Andrade: Sério! O pessoal da direção lá do colégio enlouqueceu porque, além de tudo, o ano é diferente. E como não é uma coisa muito comum, eles acabaram ficando perdidos em relação a praticamente tudo. A minha transferência, por exemplo, demorou séculos para sair. Fui lá dois meses antes de viajar e eles só me entregaram faltando dois dias para a viagem.

Alice Flor: Mana... Cho-ca-da, dois dias? Nossa senhora! Mas, em relação ao país, foi uma escolha tua? Ou tivesse que escolher entre os que a empresa disponibilizava?

Gio Andrade: Olha, essa empresa internacional que peguei não me deu escolha de praticamente nada hahah.

Alice Flor: Rindo de nervoso rs. E como foi, então?

Gio Andrade: Através da disponibilidade países ofertados pela agência, minha opção seria por um que falasse inglês, que é minha segunda língua. Também, lá eles falaram que aqui era o mais barato. Isso tem grande peso, né? Hahah. 

Alice Flor: E a host family? Como eles são? Vocês se dão bem?


Gio Andrade: Ai, mana, sério, não teria melhor família para mim aqui! Nos damos muito bem. Tenho 3 host sisters, mas só uma mora comigo. Ela tem a minha idade e estamos no mesmo ano do colégio. Andamos com pessoas diferentes, mas ela está sempre conversando comigo. E eu ajudando-a em espanhol hahahah. Tenho uma relação muita boa com meu host dad também. Temos até uma série que assistimos juntos praticamente todas noites, é tipo um programa nosso. É muito da hora! E a minha host mom é bem ocupada, mas percebo ela preocupada comigo e tentando me ajudar em algumas coisas. É legal.

Alice Flor: Que fofooooos! Passa contato hahahah. E em relação ao colégio? É muito diferente do Brasil? Questões de nota, disciplinas...?

Gio Andrade: Então, conversando com algumas amigas que também fazem intercâmbio, percebi que o estilo dos colégios varia de acordo com o estado que você está. E aí, no meu colégio funciona assim: a nossa aula começa às 7h25 e acaba às 14h20. Temos seis aulas por dia e todos os dias são as mesmas aulas. Entre as aulas, rola um intervalo de seis minutos, porque dependendo do local que ela vai acontecer, você precisar mudar de sala. Ah, e têm três disciplinas obrigatórias: matemática, inglês e um tipo de ciências. 

No mais, entram as eletivas, que é a parte legal hahah. No momento não peguei nenhuma, mas estou fazendo ginástica. As eletivas só são válidas por seis meses; pretendo pegar desenho e pre school, que é para lidar com crianças. 

Sobre as pessoas, bem, elas são bem acessíveis, mas não espere que vão chegar do nada puxando assunto com você. Têm algumas exceções, claro, mas, no geral, para socializar, você quem precisa iniciar a conversa. Ah, e uma curiosidade sobre meu colégio: não usamos armário. Aquelas conversas que rolam em frente aos armários em filmes americanos não existe, não temos tempo para isso hahah.


Gio Andrade: Agora, em relação as notas... Então, é loucura total hahah. Depende muito do professor, mas, no geral, temos testes e quiz. O quiz é estilo teste, sendo que menor e valendo menos pontos. As pesquisas e atividades de casa também contam, ganhamos muitos pontos extra. As notas vão de A a D, e E, em algumas exceções. Para eu me manter aqui, a nota mínima é C. Tendo A e B no boletim, você é considerado um aluno de excelência. Para intercambista é bem tranquilo. Primeiro, as aulas não são muito difíceis, depois, podemos fazer a nossa prova em uma "sala especial", e lá temos acesso ao computador para auxiliar na tradução. Geralmente, algum professor fica de fiscal nesta sala.

Alice Flor: Entendi! E aquele lugar que tu sempre vai, com arquibancada e tal... O que é?

Gio Andrade: Deve ser o campo de futebol americano.


Alice Flor: É tipo futebol aqui? Todo mundo acompanha e vibra de pertinho?

Gio Andrade: Sim! Como aqui a presença do esporte é bem forte, a galera sempre tá no jogo de futebol americano. Quando o jogo é em casa, que é como chamamos quando é no nosso colégio, nós recebemos um tema e todo mundo vai de acordo com ele. É bem legal.



Quem também acha que Gio é a rainha do "praticamente" e do "legal", respira hahah. Espero que tenham gostado! Não esqueçam de nos seguir nas redes sociais e deixarem a opinião de vocês aqui em baixo. Beijinhos 😘

Conversa e fotos via WhatsApp (adaptados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário